Thursday, May 3, 2007

Volks treina funcionários com brinquedo e reduz perdas


AVolkswagen do Brasil encontrou fórmula especial para desenvolverseuprogramadequalidade.
Montou uma fábrica de carrinhos de brinquedo no meio da linha de montagem em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Mas o trabalho lá é sério: todos os funcionários, do peão de fábrica ao administrativo, têm de fazer estágio e aprender o processo completo da produção do um veículo. Inaugurada este ano, a linha de minicarros simula as etapas da produção, desde a montagem da roda até a inspeção do produto final. Problemas que podem ser enfrentados no processo e soluções são discutidos pela equipe de 15 funcionários. A jornada na minifábrica dura
quatro horas e meia e ocorre duas vezes por semana. Cada um dos 20 mil funcionários do grupo terá de passar pelo aprendizado. Ao todo, 70 carrinhos de plástico foram comprados da fabricante brasileira Brinqbras. Na Volks, foram adaptados para facilitar a montagem e
desmontagem e receberam selos com o slogan da marca. Até agora, quase 200 trabalhadores
passaram pela etapa da fábrica de brinquedos na Anchieta, informa o coordenador Marcelo Farias dos Santos. Filiais serão abertas nas unidades em Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais (PR). A fábrica de brinquedos, chamada de “academia”, faz parte de um programa mais amplo iniciado em 2005, chamado Onda PMP–Processo de Melhoria de Produtividade. A receita é parecida ao de outras empresas e inclui técnicas do SistemaToyota de Produção, que prega a produção enxuta, redução de estoques e defeito zero. A inovação está na forma de aplicá-la. “Buscamos adaptar o programa à cultura brasileira”, diz o vice-presidente de operações daVolkswagen, JoergMüller. “Aqui as coisas são mais emocionais, enquanto na Alemanha,
por exemplo, é mais tecnocrática”, diz ele. Os pontos básicos do PMP foram impressos em bolas de futebol. Os resultados da brincadeira já aparecem. Em 2006, a Volks conseguiu média de 15%
de aumento de produtividade em suas quatro fábricas. Foram eliminados 83 casos de superprodução e 156 operações de retrabalho. Na lista de melhorias divulgada pela montadora está até “economia de sola do sapato dos operadores”. Com novos locais de estoque de peças e posicionamento dos trabalhadores, o deslocamento dentro das fábricas foi reduzido em 605 quilômetros em 12 meses. “São ganhos importantes de competitividade para a montadora”, afirma Müller. A criatividade do processo brasileiro despertou a atenção de outras unidades do
grupo. A matriz na Alemanha e as subsidiárias da Argentina e da Espanha estão copiando o
modelo em suas produções. Nosso desafio para os próximos anos é transformar a Volkswagen do Brasil em uma das empresas mais rentáveis e flexíveis do mundo, operando num modelo exemplar de produção enxuta”, diz o executivo.

No comments: